Seja bem vindo! Gostou? Compartilhe!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

12 perguntas de entrevista do Google e o que aprender com elas

por Sr. Carreira às 12:32
Google é uma das empresas mais cobiçadas no mercado de trabalho, mas pega pesado na hora de escolher as pessoas que irão compor seu time de colaboradores. Prova disso, é o grau de dificuldade de algumas das perguntas das entrevistas de emprego da empresa. Uma matéria da Exame.com selecionou as 12 questões mais cabeludas feita a candidatos que participaram do processo de seleção da corporação.
No final das contas, você vai perceber que ganha pontos quem se preparou durante avida toda para uma oportunidade dessas. Confira as lições que a entrevista de emprego do Google pode trazer para sua carreira:
1. O que é dois para a potência de 64? (Engenheiro de software)Lição I: Não subestime os fundamentos
Quem não sabe nada de cálculos binários pensou mais do que duas vezes. Quem sabe, respondeu sem hesitar: dois é a base de 64 – o fundamento da tecnologia, já que tudo é processado na base 2. Aparentemente, a resposta pode ser simples, mas é capaz de revelar muito sobre o candidato: o profissional que tem a capacidade de recorrer à base de seu conhecimento pra resolver situações complexas é mais direto. Se ele não faz isso, pode até ser um bom técnico, mas não tem domínio do conhecimento.
2. Imagine um armário repleto de camisetas. É muito difícil encontrar uma camiseta nele. Então, como você organizaria o armário para encontrá-las facilmente? (Gerente de produto)
3. Projete um plano de evacuação para São Franscisco (Gerente de produto)Lição II: Vá além do óbvio
As empresas buscam profissionais capazes de superar as expectativas para o cargo em questão. Eles querem gente que vá além dos conceitos que aprendeu nos bancos da faculdade, pós-graduação ou MBA. Isso fica evidente nas duas questões acima: em que circunstâncias um gerente de produto de uma empresa de tecnologia precisaria fazer um plano de evacuação de uma cidade ou organizar uma armário de camisetas? A chave da resposta não está nas funções do cargo em questão, mas  na capacidade do candidato para relacionar conceitos de diferentes áreas para a solução de problemas – um tipo de habilidade em alta para todas as funções.
4. Se você fosse o Gerente de Produto do Google Adwords, como faria um plano de marketing desse produto? (Gerente de marketing de produto)
5. Quem são os principais concorrentes do Google e como Google compete com eles?(Gerente de marketing de produto)
6. Se você fosse o gerente de marketing de produto do Gmail, como faria um plano de marketing para alcançar 100 milhões de clientes em seis meses?(Gerente de marketing de produto)
7. Quanto você acha que o Google fatura diariamente apenas com as propagandas no Gmail? (Gerente de marketing de produto)Lição III: Saiba tudo sobre o negócio e o segmento de atuação da empresa
Todo mundo sabe que não deve ir a uma entrevista de emprego sem investigar a lógica de negócios da empresa. Mas somente entrar no site institucional dela pode não ser suficiente. As perguntas acima mostram que é preciso ter conhecimentos profundos sobre lógica de mercado e estrutura do segmento de atuação da empresa. Algo que uma busca rápida no Google não resolveria.
8. Você é o capitão de um navio pirata e sua tripulação fará uma votação para definir como o ouro será dividido. Se menos da metade dos piratas concordar com sua proposta, você será morto. Como você recomendaria um meio para dividir o ouro de forma a ganhar uma boa recompensa mas ao mesmo tempo sobreviver? (Engenheiro-chefe)Lição IV: Líder, apesar do cargo
Mesmo sem ocupar um cargo de liderança, todo profissional precisa desenvolver essa característica, seja para se relacionar com um cliente, convencer o chefe de um novo projeto ou simplesmente lidar melhor com os colegas de trabalho. Você deve se perguntar constantemente sobre como levar as pessoas para o mesmo lado que o seu, como identificar qual a visão delas e alinhá-las.
9. Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus escolar? (Gerente de produto)Lição V: A capacidade de “se virar”
Na hora de tomar de decisões, quase sempre todas as variáveis não estão à mostra. Ou seja, você tem que agir, sem ter muita ideia do cenário completo. É a maneira como o candidato lida com situações assim que os recrutadores do Google tentaram identificar com essa pergunta. O fundamental é proatividade e bom senso, sem dar uma reposta absurda.
10. Explique, em três sentenças, o que é uma base de dados para seu primo de oito anos. (Gerente de produto)
11. Que método você usaria para encontrar uma palavra no dicionário? (Engenheiro de software)
12. Como você armazenaria 1 milhão de números telefônicos? (Engenheiro de software)Lição VI: Use seus conhecimentos – sem complicar
Habilidade de comunicação é um requisito básico para qualquer profissão. Mas, de acordo com pesquisas recentes, essa é uma competência em baixa nos currículos de muitos profissionais por aí. A entrevista é o momento para você mostrar que foi além em sua carreira profissional. Quando você consegue ir além, fazer analogias, se comunicar melhor, mostrar-se interessado, isso gera um diferencial competitivo.

Fonte: Exame.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário