Seja bem vindo! Gostou? Compartilhe!

sábado, 23 de abril de 2011

Maré alta dificulta escoamento da água das chuvas, segundo Inmet

GRANDE RECIFE // ENCHENTES - 

Do NE10 - Publicado em 20.04.2011, às 08h30


As chuvas que causam transtornos no Recife e na Região Metropolitana desde o final de semana deverá persistir ao longo desta semana. Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), causando preocupação a muitos pernambucanos que sofrem com os transtornos causados pelo excesso de água nas ruas. O chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet, Ednaldo Araújo, afirma que o período de abril, maio e junho concentra 60% das chuvas previstas para o litoral.


Em entrevista para o TV Jornal Manhã, Ednaldo informou que uma das causas do excesso de chuvas é a grande evaporação de água dos oceanos, que estão mais aquecidos. Essa água evaporada cai em forma de chuva principalmente no litoral, mas também pode chegar ao Agreste. O fenômeno ocorre desde 200km da praia. A maré alta também dificulta o escoamento da água das chuvas, além do lixo, que entope os canais da cidade.



Na última terça-feira (19), as principais ruas e avenidas do Recife amanheceram congestionadas, como a Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. No Ibura, Zona Sul da cidade, moradores ficaram ilhados e o canal transbordou. No Arruda, localizado na Zona Norte, o esgoto tomou as ruas e as casas de muitas pessoas. Nos engarrafamentos, ladrões fizeram arrastões em Boa Viagem, Joana Bezerra, Agamenon Magalhães. Outros criminosos agiram nas proximidades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Não é apenas a capital pernambucana que está enfrentando problemas com as tempestades. Em Natal, João Pessoa e Maceió, a população também se encontra em situações difíceis, com alagamentos e enxurradas, além do acúmulo de lixo nas ruas. Em Maceió, inclusive, choveu mais que no Recife.
Fonte: ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário